top of page
Search
idoruku

Episódio 18 • Tudo que reluz é ouro

Los Angeles Galaxy. É isso.


meu primeiro post inteiramente sobre o Galaxy nesse site foi assim que acabou a temporada de 2023, o título era "Um adeus à mediocridade". E nem eu imaginava o que iríamos nos tornar meros meses depois.


sinceramente, o que mais dizer desse time em 2024 que eu já não tenha dito? Um time que iniciou o ano em clima de reconstrução e controle de danos, agora chegando no final da temporada regular sendo cotado como um dos favoritos ao título. Como explicar isso?


é só o peso da camisa? É a genialidade do Will Kuntz pra contratar os jogadores perfeitos pro momento do time? É a excelência do Greg Vanney como técnico, finalmente mostrando do que é capaz com um elenco competente em mãos? É a força da torcida quebrando recordes de público e conseguindo manter o time invicto dentro de casa?


É tudo. É tudo isso e mais um pouco.



você vê esse time que está a 1 empate de cravar a liderança da conferência oeste e não consegue conceber que há exatamente 1 ano atrás ele estava matemáticamente eliminado dos playoffs da MLS!


uma franquia desmotivada, desmoralizada, saindo de um ano onde a torcida teve que fazer um boicote pra forçar a demissão do presidente que estava destruindo o time. Essa franquia, no espaço de uma pré-temporada, conseguiu se reconstruir por completo, não só taticamente e tecnicamente, mas moralmente também.


a torcida bota fé no time, por isso quebrou recordes de público, levou o time pra uma temporada regular invicto dentro de casa, tornou o Dignity Health Sports Park uma fortaleza inabalável. Acima de qualquer coisa o Galaxy recuperou, em 1 ano, a confiança do torcedor que estava lentamente desaparecendo nessa última década de decepções.


eu já falei muito sobre essa reviravolta aqui, mas hoje o questionamento é: e agora, pra onde vamos?



porque se tem uma coisa que é óbvia é que absolutamente ninguém esperava que o Galaxy estaria na posição que está agora, todas as previsões colocando o time abaixo da quinta posição, todos dizendo que o time ainda não estava completo, que a defesa era inconsistente, que o técnico não era bom o suficiente...


e agora os holofotes apontam pra nós.


as projeções da própria torcida antes do começo da temporada eram de um ano tranquilo, sem maiores responsabilidades, uma simples classificação pros playoffs pra mostrar forças seria o suficiente pra deixar muito torcedor em paz... mas agora o cenário é outro, nós não somos mais o Galaxy fragilizado em reconstrução, nós somos o bicho papão do oeste.



o Galaxy é o maior time da MLS historicamente, o maior campeão da MLS Cup com 5 títulos, a história desse time respira sucesso... mas essa última década que passou em branco deixou o torcedor tão calejado que ainda temos dificuldade de entender o que esse time de 2024 está conseguindo fazer.


no meio de tanta incerteza em relação às esperanças de título, o Galaxy de 2024 está silenciosamente tendo números que se equiparam ao melhor time do Galaxy de todos os tempos... o de 2011!


todos os recordes de vitórias, pontos, gols, tudo que é possível, pertencem a aquele time, que encerrou aquela temporada com um belo título da MLS Cup... e o Galaxy de 2024 está chegando perto e até prestes a ultrapassar alguns desses números.


10 anos longe de uma taça fazem a gente se preparar pra decepção iminente, mas precisa ser assim sempre? Dá pra olhar pra taça da MLS Cup e imaginar ela na nossa mão.



se a gente olhar pra trás vemos elencos do Galaxy que ganharam muito menos, que fizeram muito menos gols, muito menos pontos... e acabaram a temporada erguendo taça.

Por quê não esse ano também? Por que não Pec, Paintsil, Puig, Joveljić e Reus?


apesar de anos e anos de muita decepção, esse ano a torcida tem motivos pra ter esperança, temos um elenco brilhante nos trazendo números que nos transportam de volta no tempo pra época de Beckham, Donovan, Keane e Gerrard.


dá pra sonhar, nós temos todos os nossos jogos eliminatórios antes da final pra jogar dentro de casa, onde estamos invictos esse ano. Até a final se não for contra o Inter Miami nós jogamos em casa também... dá pra sonhar.


se um Lionel Messi não estragar nossos sonhos eu voltarei aqui pra comemorar nossa sexta estrela ⭐

13 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page